Perseguição?!

A grande quantidade de títulos do Grêmio faz passar desapercebido o fato de que o clube sempre é prejudicado em diversos campeonatos e decisões em favor de times do eixo Rio-São Paulo e até mesmo em favor de argentinos. 
Falarei aqui sobre erros (as vezes nem tão por falha assim...) da arbitragem contra o GRÊMIO em jogos importantes começando pela libertadores!

2007:
Além de ter que enfrentar o Boca Juniors e sua torcida, na Bombonera, o Grêmio foi obrigado a jogar contra o árbitro uruguaio Jorge Larrionda e seus auxiliares Walter Rial e Edgardo Acosta.
Sofrendo com erros da arbitragem localista, o Tricolor acabou derrotado por 3 a 0 na primeira partida da decisão da Copa Libertadores da América.
Mesmo fazendo uma boa partida, sofreu o primeiro gol na etapa inicial após uma cobrança de falta onde três jogadores argentinos apareceram em impedimento dentro da área. Bem colocado, o auxiliar Walter Rial nada apontou, inexplicavelmente.
Palacio acabou abrindo o placar.
Na segunda etapa, enquanto o Tricolor lutava para segurar o ímpeto boquense, Riquelme atingiu Sandro Goiano com um cotovelaço. Ao reclamar, Sandro recebeu o amarelo. No lance seguinte, ao atingir o adversário de forma violenta, porém involuntária, o volante gremista acabou expulso de campo.
Na primeira etapa, em um lance muito mais ríspido, Ibarra deu um carrinho violento em Carlos Eduardo e só levou amarelo.
A ausência de Sandro prejudicou ao máximo a equipe, sem contar que o Riquelme, que deveria ter sido expulso foi o carrasco do GRÊMIO nos dois jogos.
Logo depois, Riquelme ampliou o placar.
O Boca ainda teve tempo para marcar o terceiro aos 45 minutos. 

Em 2002, o Olímpia impediu uma final entre os brasileiros Grêmio e São Caetano, o time paraguaio eliminou os gaúchos em um jogo com muitos erros de arbitragem, o que acabou favorecendo o Olímpia. A final foi entre Olimpia e São Caetano. O Olimpia ganhou o seu terceiro título. (retirado da wikipédia em história da libertadores)

Só uma cuiriosidade sobre a final da libertadores de 1984 entre GRÊMIO e independiente:
'Reza a lenda' de que antes do primeiro jogo da final, jogadores e direção do GRÊMIO entraram em conflito, o que teria sido determinante para a derrota por 1X0 no Olímpico.
Vendo pelo lado dos argentinos é interessante esse relato retirado de um site de torcedores do Independiente:
"...Por último, derrotó a Gremio de Porto Alegre, equipo que venía de ser campeón de América y del mundo en la temporada anterior, lo que lo califica como muy duro. Independiente lo venció en Porto Alegre (un bastión casi inexpugnable) por 1 a 0 en una brillantísima exhibición que la prensa brasileña dió en llamar "el partido perfecto". El diario Zero Hora, de Brasil, otorgó 10 puntos a los once jugadores de Independiente"
O segundo jogo da final, disputado na Argentina, terminou em 0X0

Palhaçada da cbf contra o GRÊMIO em 1997:
Desde que treinei a Seleção, a orientação de Ricardo Teixeira tem sido essa: quando um clube está representando o país em competição internacional, tem preferência sobre a Seleção, especialmente em amistosos. Claro que o resultado do jogo de amanhã também pesará na decisão. Se o Inter conseguir uma vitória fácil – o que acho improvável, pois os mexicanos estão embalados – aí talvez Alex fique com a Seleção." (Paulo Roberto Falcão - Zero Hora 11/11/08)
A informação dada por Falcão é contrastante com o que ocorreu com Paulo Nunes em 97. O jogador foi convocado para Seleção, que disputaria o Torneio da França (entre 3 e 10 de junho) e a Copa América (entre 11 e 29 de junho).
O problema foi que Paulo Nunes era o principal jogador do Grêmio, que disputava a Libertadores daquele ano, e que nos dias 27/05 e 03/06 enfrentaria o Cruzeiro pelas quartas de final da competição.
O Grêmio pleiteou a liberação do Paulo Nunes para estes jogos. Foi solenemente ignorado.
O jogador acabou indo defender a seleção. Foi subaproveitado. Jogando poucos minutos em 2 jogos (um em cada torneio). Seus únicos dois jogos pela seleção principal.
Enquanto isso, Dida (do Cruzeiro na época) sequer foi convocado.

Agora os erros no mundial:
Pra começar, no mundial de 1983 o árbitro deixou de marcar dois pênaltis para o GRÊMIO, felizmente fomos melhores no jogo e vencemos o Hamburgo. Já em 1995 Rivarola foi na BOLA, mas mesmo DEPOIS DE CONSULTAR A TV (O QUE É PROIBIDO PELA FIFA), o árbitro o expulsou incorretamente! Tire suas conclusões sobre esse jogo, principalmente sobre a expulsão e as duas 'quase-defesas' do Danrlei na disputa de pênaltis:

Em campeonato brasileiro então nem se fala, são inúmeros erros de arbitragem, as vezes contra, as vezes a favor de qualquer time, isso sempre irá acontecer, porém eu falo de erros BIZARROS que acontecem o tempo inteiro principalmente a favor de cariocas e paulistas e CONTRA O GRÊMIO, também são inúmeras as vezes que isso acontece, porém vou citar apenas as principais:
Em 1982 houve três jogos na final, o terceiro foi ocasionado pelo fato de que os dois primeiros ficaram empatados (0X0 no Olímpico e 1X1 no Maracanã, o que se fosse hoje daria o título ao IMORTAL), como o adversário do GRÊMIO era o carioca flamengo, o árbitro acabou não marcando um pênalti para o GRÊMIO e o jogo acabou 1X0 para os cariocas.
Em 2008 "por coincidência" aconteceram INÚMEROS ERROS DE ARBITRAGEM CONTRA O GRÊMIO E A FAVOR DO são paulo DURANTE TODO O CAMPEONATO, o que na última rodada deu o título aos paulistas, deixando o GRÊMIO em segundo.
Os erros foram tantos que até o Globo Esporte criou uma tabela daquele campeonato, considerando gols mal anulados e pênaltis não marcados, e desconsiderando gols e pênaltis mal marcados. O São Paulo foi o time mais ajudado e perdeu duas posições, o GRÊMIO ganhou uma posição ficando em primeiro. (espero que não, mas CONTINUARÁ).