Arena

Portadores de necessidades especiais terão acessibilidade garantida no novo estádio do Grêmio. Ao total, 270 lugares estarão reservados às pessoas com necessidades especiais em todas as dependências da nova Arena.

A inclusão social dos portadores de necessidades especiais (PNE) está assegurada na mais moderna arena do Brasil. Se hoje os torcedores com deficiência física já encontram facilidades para se deslocar pelo estádio durante os jogos do tricolor, em 2012, quando a Arena do Grêmio for inaugurada, essa situação será ampliada. No projeto da nova casa da nação gremista, desenvolvido pela Plarq Arquitetura e OAS, tudo foi previamente planejado para garantir a acessibilidade de todos. “A acessibilidade sempre foi uma de nossas prioridades, desde a concepção da Arena,” ressaltou o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, em encontro na manhã desta quinta-feira, 24, com integrantes da ACADEF - Associação Canoense de Deficientes Físicos para apresentar as áreas projetadas aos portadores de deficiência.

Surpresos e honrados com a iniciativa, os cadeirantes se entusiasmaram ainda mais com a nova casa tricolor. “Isso é inédito no Brasil. Nunca vi nenhum clube convidar cadeirantes para participar de um projeto,” destacou Osório Portela Martins, morador de Canoas, cadeirante e torcedor atuante. Já Antonio Marcos Rubin Vasques garantiu que “com a Arena será um freqüentador assíduo dos jogos e espetáculos.”

Para a diretoria da Arena do Grêmio, a acessibilidade sempre foi assunto sério. “Um projeto de acessibilidade não pode ser modulado depois de pronto. Tem que ser construído desde a sua concepção e é isso que estamos fazendo para atender a essa necessidade especial,” observou Eduardo Pinto, diretor da OAS construtora.

Além dos acessos por rampas e dos 18 elevadores, a construção contempla espaços especiais para assistir aos jogos e sanitários apropriados ao público PNE. O topo da arquibancada inferior reserva 60 lugares para pessoas com cadeiras de rodas e respectivos acompanhantes sem obstáculos físicos. Além de mais 44 lugares para obesos e 66 para pessoas com mobilidade reduzida. Na arquibancada Gold (sobre a inferior), acessando por elevadores, serão 40 lugares para cadeirantes e respectivos acompanhantes, 20 para obesos e 40 lugares para pessoas com mobilidade reduzida. Os portadores de necessidades especiais também poderão acessar os camarotes através dos elevadores.

Com quatro níveis de arquibancada, o novo estádio vai comportar um total de 54 mil torcedores. Em todos os pavimentos estão projetados sanitários com lavatórios adaptados para portadores de necessidades especiais. Na arquibancada inferior, o público PNE terá 35 sanitários completos (com vaso, lavatório e barras de apoio). No nível 2, onde ficará localizada a arquibancada Gold, e também no nível 4, onde ficará a arquibancada superior, serão mais 30 sanitários completos em cada nível. A arquibancada Vip reserva 8 sanitários completos.

Na área dos estacionamentos, 50 vagas serão destinadas aos deficientes físicos. Para os deficientes auditivos, o projeto contempla leitura em braile desde os corrimões e sistema de voz em todas as dependências.

“Somos críticos e lutamos pelos nossos direitos, por isso posso afirmar que ficamos surpresos com esse projeto. Não tem o que criticar,” ressaltaram os representantes da Acadef Jair Silveira e Valoir Oliveira Mendes.

Fonte: http://arenadogremio.blogspot.com


"Bombonera de Luxo":

Ingressos acessíveis, lugar para Geral e proximidade do campo: clube reserva atenção especial aos fãs no novo estádio

A rivalidade Gre-Nal já atravessou cem anos e só se fortalece. É capaz inclusive de ditar os rumos da moderna construção da Arena, o futuro estádio do Grêmio. Renomados conselheiros se empolgam em pensar numa longa era de invencibilidade em clássicos na nova casa. E a certeza vem da força das arquibancadas. Uma das prioridades do clube é fazer da torcida protagonista nas partidas. Os gremistas, portanto, que se preparem: eles praticamente entrarão em campo. Preços acessíveis e pouca distância para o gramado surgem como fatores suficientes para atrair 40 mil gremistas por jogo ao Bairro Humaitá.
Esta é a primeira de uma série de reportagens sobre a Arena que vai ao ar esta semana. Na terça-feira, saiba mais sobre a situação do sócio no novo estádio.
A previsão parte do presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini. E a nova meta de público não é chute. Foi calcada em pesquisas realizadas por outros clubes que construíram novos estádios.
– Em média, o número de torcedores dobrou com o novo estádio. É o que esperamos que aconteça com a Arena – analisa.
Visão da Geral do Grêmio na Arena (Foto: Juliano Kracker, Divulgação)Visão da área destinada a "Avalanche" na Arena do Grêmio (Foto: Juliano Kracker, Divulgação)
O preço dos ingressos no primeiro e quarto anéis corresponderão aos preços populares trabalhados no Olímpico. Nas cerca de 8 mil cadeiras gold (VIP) e nos 130 camarotes com capacidade para 2,7 mil pessoas, no entanto, o custo será alto. O estádio comporta até 60,5 mil pessoas - marca aproximada ao número de associados em dia com o clube atualmente, cerca de 63 mil gremistas.
Desenho da Arena do Grêmio (Foto: Reprodução)As diferenças de altura e distância do gramado entre o
Olímpico (azul) e Arena (verde). Com aditivo, torcida ficou
ainda mais perto. Em vez de 14 metros, agora é 10m
Com 42% da obra concluída, já é possível perceber a imponência do estádio. Os quatro anéis estão sendo dispostos para alcançar uma altura total de 56 metros. Será um campo íngreme, uma “Bombonera de luxo”, como definiu o presidente Paulo Odone em recente visita às obras. Informal, de camiseta polo azul e capacete de segurança, o presidente não disfarçou o encantamento com a velocidade das obras - a intenção agora é conseguir uma evolução pouco superior a 1% por semana.
A pressão da torcida virá sobretudo dos lados. A distância dos fãs para o gramado será de apenas 10 metros - no Olímpico, é de 42. Não haverá fosso. A separação deve ocorrer por uma tela de acrílico com cerca de dois metros. Em dias de jogos mais quentes, como um Gre-Nal, o clube estuda erguer uma espécie de rede atrás das goleiras, mais altas que a tela de acrílico. A intenção é evitar que algum objeto seja arremessado ao campo.
- No Camp Nou, o Barcelona faz exatamente isso nos jogos contra o Real Madrid - compara Antonini, que planeja para 2012 um forte trabalho de conscientização dos torcedores contra o mau comportamento.
Geral com moral
Para que a torcida seja decisiva, como sonham dirigentes e conselheiros, é preciso ter, além de bons preços e distância reduzida, a certeza de que haverá público capaz de pressionar os oponentes. Uma das medidas foi não se desfazer da Geral - torcida que, desde 2001, se coloca atrás de uma das goleiras, cantando o tempo inteiro e fazendo a “avalanche” após os gols, aos moldes argentinos.
Montagem da Arena do Grêmio (Foto: Divulgação)Montagem mostra espaço sem as cadeiras e também lotado com a Geral (Foto: Divulgação)
A Arena será completamente revestida por cadeiras, mas contará com um espaço em que elas serão retiradas em partidas sem a supervisão da Fifa. Serão 10 mil lugares destinados ao “geraldinos”. Localiza-se no chamado Setor Norte do estádio, onde haverá um anel a menos, sem as cadeiras gold. Para se ter uma ideia do simbolismo da torcida, o clube começou a erguer a estrutura das arquibancadas justamente pela Geral.
- Temos uma referência na Alemanha e outra na Grecia, mas o conceito em nossa Arena é inédito - avaliou Antonini.
ConclusãoNovembro de 2012
Estágio atual42% concluída
Capacidadeaté 60,5 mil
CustosR$ 600 milhões
Outro componente importante foi preservado. Os torcedores poderão entrar com instrumentos, faixas e bandeiras, como é hoje no Olímpico. Não está definida ainda a forma de acesso - se será dado ao sócio, por exemplo, a prioridade de entrar na Geral, assim como acontecerá com os demais setores.
- Vai ser um “bafo” complicado para os outros - projeta Odone, em referência à pressão sobre os adversários.
Os jogadores já aprovaram o apoio incondicional que deverão receber na Arena. No início de novembro, todos os atletas do grupo profissional visitaram as obras e ficaram impressionados com a futura interação com os torcedores.
- Olha, ali termina o campo e já começa a arquibancada - observou, na ocasião, o meia Lúcio.
Aos que estão preocupados com um eventual incômodo da torcida rival, uma boa notícia. Os torcedores adversários serão acomodados na parte superior.
Aditivo para “vencer” Gre-Nal
Antes do dia 29 de agosto, o cálculo da capacidade total da Arena estava em 56 mil lugares. Mas, com um aditivo de R$ 65 milhões no contrato de construção, aprovado pelo Conselho Deliberativo, o estádio passou a contar com mais 4 mil novas cadeiras, pondendo abrigar até 60,5 mil pessoas.
A partir da medida também foi possível encurtar ainda mais a distância entre fãs e jogadores - passou de 14,7 metros para os 10 metros atuais o espaço entre o primeiro anel e o campo. Poucas diferenças? Que nada. É um oceano na encrespada rivalidade entre Grêmio e Inter.
— Será o maior e melhor estádio do Rio Grande do Sul — vibra Antonini, em referência ao Beira-Rio, que não passará de 59 mil lugares após a reforma.
A Arena ainda não está pronta. Mas o primeiro Gre-Nal no novo estádio já começou.

A seguir, algumas imagens:











Neste post eu vou explicar a diferença entre COMPLEXO ARENA e ENTORNO DA ARENA.

Vejam a figura abaixo:


- A parte destacada em VERDE demarca o COMPLEXO ARENA. Ele é formado pelo estádio, pelo shopping, edifício garagem, prédios residenciais/comerciais, auditório etc.

- A parte destacada em AZUL é a ARENA e o seu ENTORNO. Tudo que estiver dentro desta área AZUL vai ser incluído na parceria. Na segunda imagem deste tópico eu vou explicar exatamente o que contém esta área.

- A parte destacada em AMARELO são os empreendimentos pertencentes ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE À OAS. As receitas nesta área NÃO ENTRAM NA PARCERIA. Esta área amarela contém o shopping, o edifício-garagem, os prédios residenciais/comerciais, auditório etc.

Acredito que até aqui tudo esteja bem claro! Agora vou explicar o que existe no ENTORNO DA ARENA.

Esta é uma imagem lateral do ESTÁDIO.



- A parte destacada em AMARELO mostra o primeiro andar. Ali ficará o estacionamento. Serão aproximadamente 2.500 vagas.

- A parte destacada em VERDE é onde fica a esplanada (aquela área de circulação ao redor do estádio). Ao contornar o estádio pela esplanada, o torcedor terá acesso à loja do Grêmio, ao museu, ao quadro social, ouvidoria etc.

- A parte destacada em BRANCO é o que chamamos de ENTORNO da arena.São TRÊS ANDARES DE ÁREA COMERCIAL, que totalizam aproximadamente 29 mil metros quadrados. É como se a Arena fosse um shopping com um estádio no meio.