GRÊMIO IMORTAL: História, títulos e curiosidades!





História do GRÊMIO:

Grêmio (segundo o dicionário): um grupo de pessoas reunidas por um mesmo ideal ou objetivo.

Experiente, Roger pode perceber ao longo dos vários anos em que defendeu o Grêmio pelos gramados da América Latina o respeito que existe pela camisa tricolor. “Eles (os sul-americanos) dizem que o Grêmio é o brasileiro que mais se aproxima da maneira como eles jogam, com força e habilidade técnica. O Grêmio chega nos outros países respaldado pela sua história”, encerra Roger, simplesmente o jogador que mais vezes disputou Libertadores pelo clube.

O paulista Cândido Dias foi o principal responsável pela fundação do GRÊMIO.
Segundo muitas fontes, a primeira bola de futebol da cidade de Porto Alegre chegou nos braços dele, a bola deu origem à primeira “pelada” que, por sua vez, motivou uma reunião no dia 15 de Setembro de 1903, onde compareceram 33 jovens que elegeram Carlos Bohrer como o primeiro presidente do clube de futebol formado por eles naquele dia, o GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE.
As cores inicialmente escolhidas para o manto, foram havana (um tipo de alaranjado) e o azul celeste, porém a falta de tecidos havana fez com que essa cor fosse substituída pelo preto, que, mais tarde, acabou sendo acompanhado pelo branco.
A baixada dos Moinhos de Vento que foi o primeiro estádio do clube, ficou conhecida como o “Fortim da Baixada” devido à grande dificuldade em bater o clube em seus domínios. Em 1954 foi inaugurada a nova casa do GRÊMIO, na época o estádio privado maior e mais moderno do país, o Olímpico Monumental abriu uma era de grandes conquistas.
O primeiro jogo do GRÊMIO foi no dia 06/03/1904 contra o fuss-ball club Porto Alegre, jogo vencido pelo GRÊMIO pelo placar de 1X0.
Em 1909, já bastante conhecido em seu estado, o GRÊMIO enfrentou o famoso Sport Clube Rio Grande, formado por atletas ingleses e com a fama de ser o primeiro clube de futebol criado no Brasil. Com 3 gols anulados pelo árbitro, o GRÊMIO perdeu por 3X2, mas mostrou a sua força. Em 1916 o GRÊMIO venceu a seleção do Uruguai por 2X1.
Clique na imagem para visualizar melhor:

GREnais inesquecíveis:
1909: No dia 18/07/1909 ocorreu o primeiro de muitos jogos que hoje é o maior clássico do Brasil, o GREnal, que nesse dia foi vencido pelo GRÊMIO pelo placar de 10X0
1935: O torneio Farroupilha, que foi o campeonato gaúcho mais importante da história, foi decidido em um GREnal. O empate servia para os vermelhos e o GRÊMIO não contava com seu melhor atacante, e seu goleiro, a lenda Eurico Lara, estava muito doente e mesmo proibido de jogar disputou o primeiro tempo dessa partida. Faltavam 3 minutos para o final do jogo, e os vermelhos já comemoravam o empate, quando o GRÊMIO abriu o placar, e ainda deu tempo para o segundo gol. Final: GRÊMIO 2X0 internacional.
1944: No intervalo daquele GREnal, o GRÊMIO perdia por 3X0, mas virou o jogo faltando 2 minutos para o seu término.
1968: o GRÊMIO se sagrou hepta campeão gaúcho vencendo o rival por 4X0.



A era das grandes conquistas e o Campeonato Mundial Interclubes.
Nos anos 70 o Grêmio virou uma grande Sociedade, promoveu dois congressos de clubes tricolores da América do Sul em 1971, reeditou e conquistou, no mesmo ano, a antiga Taça do Atlântico de Clubes (Torneio Sul-Americano Tricolor) ao derrotar na sequência o Nacional (URU) por 2×1 e o River Plate (ARG) por 2×0 e reconquistou a hegemonia regional em 1977, 1979 e 1980.
Os anos 80 viram o clube passar por uma das fases mais vitoriosas de sua vida esportiva, em paralelo com a redemocratização do país, que vivera 20 anos de regime militar (1964 a 1984), e as transformações político-econômicas ocorridas com o advento da globalização, que no futebol se refletiu na inflação dos salários dos jogadores bem como o aumento da publicidade nos esportes em todo mundo, tornando o futebol em especial, num grande negócio a ser gerenciado com um altíssimo nível profissional, sendo a FIFA, a entidade mundial mais importante neste segmento, congregando mais países filiados que a própria ONU.
Depois da reinauguração do Olímpico em 1980, o Grêmio foi Campeão Brasileiro em 1981; Vice-campeão nacional em 1982; Campeão da Taça Libertadores da América de 1983, batendo ao Peñarol (URU) na soma dos dois jogos finais por 1×1 e 2×1 (nos dias 22 e 28/07); Campeão Mundial Interclubes (vitória na final sobre o Hamburgo da Alemanha, campeão da Copa dos Campeões da Europa por 2×1 em 11/12/1983); campeão da Copa Los Angeles (Taça Pan-Americana) ao derrotar o América do México, campeão da Taça das Nações da América (empate em 2×2 e vitória por 4×3 nos pênaltis em 13/12/1983); Hexacampeão Gaúcho de 1985/86/87/88/89/90.
O Grêmio ao derrotar o Sport Recife por 2×1 sagrou-se, campeão invicto da 1ª Copa do Brasil em 1989 e no ano seguinte, tornou-se Supercampeão Brasileiro. O tricolor também venceu alguns dos mais prestigiados torneios internacionais, dos quais destacam-se a Copa El Salvador del Mundo em El Salvador e o Troféu Ciudad de Valladolid em 1981, o Troféu Palma de Mallorca de 1985 (os dois últimos na Espanha), a Copa Rotterdan na Holanda em 1985 e o Bicampeonato da Copa Phillips em 1986/87 na Holanda e Suíça.
Destacaram-se nesse período grandes jogadores como: Ancheta, Tarciso, Iura, Oberdan, Eder, Tadeu Ricci, Renato, André Catimba, Paulo Cesar Lima, Mário Sérgio, Leão, De León, Paulo Roberto, Paulo Isidóro, China, Edinho, César, Mazaropi, Baltazar, Osvaldo, Cuca, Valdo, Luis Eduardo, Paulo Egídio entre tantos.
A era Felipão e as conquistas mais recentes.
De 1991 para cá, o clube, apesar de passar por alguns momentos difíceis, retomou o caminho das vitórias, conquistando os Gauchões de 1993, 1995, 1996, 1999 e 2001; a Copa do Brasil em 1994, 1997 e 2001; venceu a Copa Sul-Brasileira de 1999 e, principalmente, em 1995, sob o comando técnico de Luis Felipe Scolari, quando então, conquistou o Bicampeonato da Taça Libertadores da América (3×1 e 1×1 sobre o Atlético Nacional da Colômbia, nos dias 23 e 30/08/1995), a Copa Sanwa e o Vice-campeonato mundial ambos no Japão.
Em 1996, o tricolor venceu a Recopa Sul-Americana (4×1 no Independiente da Argentina em Kobe no Japão); o Bicampeonato Brasileiro e no ano seguinte, conquistou na Espanha o Troféu Colombino. Mas foi em 26/11/2005, com a heróica conquista do Campeonato Brasileiro da Série B, que mais uma vez manifestou-se o espírito de indignação e a garra tricolor, ao superar todas as adversidades dentro e fora do campo, suplantando o Naútico de Recife por 1×0, com apenas sete jogadores, contra dez do adversário, numa reação jamais vista na história do futebol mundial.
Grêmio é o 1º entre os brasileiro pela IFFHS
03.06.2009
Foi atualizado, nesta quarta-feira, o ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O instituto alemão monitora o desempenho de clubes de futebol no mundo inteiro.
Por sua ótima campanha na Libertadores da América, o Grêmio subiu seis posições e está em 10º lugar entre times do mundo inteiro. O Tricolor é o 1º colocado entre os brasileiros, a frente de São Paulo (15º), Inter (16º), Cruzeiro (17º) e Palmeiras (23º).
Lidera o ranking o Barcelona, campeão da Liga dos Campeões em cima do Manchester, segundo colocado na tabela.
Confira:
1. FC Barcelona España/4 315,0
Manchester United FC England/4 315,0
3. Chelsea FC London England/4 276,0
4. Liverpool FC England/4 248,0
5. Arsenal FC London England/4 247,0
6. FC Shakhtyor Donetsk Ukraina/3 245,5
7. 
Dinamo Kyiv Ukraina/3 234,5
8. Club Estudiantes de La Plata Argentina/4 232,0
9. Hamburger SV Deutschland/4 228,0
10. Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense Brasil/4 222,0

DÉCADA DE 1990:
Apesar do esforço dos adversários, deu Grêmio campeão. Ano após ano, campeonato após campeonato, lá está o Tricolor levantando a taça e dando a volta olímpica. Se o clube terminou a temporada passada papando o
Campeonato Brasileiro, em 1997 foi a vez da segunda competição mais importante do país. Conquistou a Copa do Brasil pela terceira vez, o que lhe garantiu a posse definitiva do troféu. A festa foi em cima do
Flamengo, em pleno estádio do Maracanã. Para chegar lá, o time passou por cearenses (duas vitórias sobre o Fortaleza), paulistas (primeiro despachou a Portuguesa e, depois, o Corinthians) e deu um saravá nos baianos (venceu o Vitória de Bebeto e Cia). Não se pode dizer que foi uma trajetória tranquila. Disputando ao mesmo tempo o Gauchão, a Libertadores e a Copa do Brasil, a equipe enfrentou momentos de completa exaustão. Na semana em que passou pelo Guaraní, do Paraguai, numa dramática disputa de pênaltis, e garantiu sua caminhada na Libertadores, o Tricolor enfrentou o Corinthians num intervalo de 48 horas. “Nós nem dormimos direito e já entramos em campo na casa do adversário”, recorda o atacante Paulo Nunes. Apesar de
tudo, o Grêmio venceu o time paulista e foi para decisão contra o Flamengo de Romário e Sávio. A vitória final premiou o espírito de luta que tem marcado todas as participações do Grêmio, não apenas na Copa do Brasil. O resto do país tenta entender a fórmula desse sucesso. Time copeiro, time raçudo ou time lameiro? Na verdade, trata-se de um timaço
- um time feito de aço. Bem armado na defesa, com um contra-ataque quase sempre mortal, a equipe gremista sabe jogar com os pés e, principalmente, com a cabeça. Verdade que de vez em quando os neurônios de alguns
jogadores entram em curto, como na segunda partida contra o Vitória, quando o goleiro Danrlei acabou expulso por se engalfinhar com os adversários e tentar retardar o início da partida. Mas o mesmo Darnlei é
um dos responsáveis por botar fogo na torcida no Olímpico. Uma galera que traduziu com muito bom humor o “Ah, eu to maluco!” dos cariocas pelo “Ah, eu
sou gaúcho!”
Se me lembro bem, retirei o texto acima do site oficial do GRÊMIO.

Em 13 anos 12 títulos, um recorde:
de 1956 a 1968 o GRÊMIO conquistou doze vezes o título estadual. Só em 1961 a hegemonia foi quebrada.
O GRÊMIO entrava na era Olímpico com vitórias memoráveis, e sacramentou sua fama de ser um dos times mais temidos do Brasil e imbatível em seus domínios.


Conquistando o Brasil:
O GRÊMIO montou um grande esquadrão para ser campeão nacional. Fez a maior contratação da época no futebol brasileiro, trouxe o zagueiro capitão e líder da seleção uruguaia, Hugo De León, um gringo de personalidade forte e futebol imponente. Já contratado pelo GRÊMIO, foi campeão do mundialito por sua seleção, usando a camisa do GRÊMIO por baixo da camisa uruguaia nos jogos.
Tinha o goleiro de várias copas Emerson Leão, o artilheiro do último brasileirão, Baltazar, Paulo Isidoro convocado para a fantástica seleção brasileira de 1982 e o velocista Tarciso. Havia ainda o trio de garotos que se sagrou campeão mundial juvenil pela seleção, Paulo Roberto, Newmar, e Odair. Além dos outros componentes do plantel, cada um com uma importante função na equipe.
Aquele brasileirão era imenso, o maior do mundo, dividido em várias etapas, contando com 40 clubes de todos os cantos do país. Grande parte do campeonato foi disputado em jogos mata-mata, começando ali a tradição copeira do GRÊMIO. O tricolor vencia seu primeiro campeonato nacional, conquistando pela primeira vez a vaga para a libertadores. No ano seguinte foi vice-campeão nacional, perdendo injustamente para o flamengo de Zico e cia, mas garantindo a vaga para a libertadores de 1983. Começava a gloriosa história do GRÊMIO em solos internacionais pela libertadores da américa.

A conquista da América e do Mundo:
em 1982 disputando pela primeira vez a libertadores, o GRÊMIO fez uma má campanha sendo eliminado na primeira fase, porém ganhou experiência e logo na primeira vez que a disputou, apesar da má campanha, aprendeu a disputá-la como ninguém.
Em 1983 o GRÊMIO fez uma campanha impecável, batendo entre outros, o poderoso flamengo de Zico em pleno Maracanã na primeira fase. Com grandes resultados chegou à fase semi-final, onde enfrentou o Estudiantes de La Plata, e o América de Cali da Colômbia. Venceu os dois jogos em casa, foi derrotado pelos colombianos pelo placar mínimo (o que nos deu a classificação pelo saldo de gol, já que só o primeiro do grupo passava) e empatou em 3 gols com os argentinos de La Plata em um jogo histórico e cheio de acontecimentos extra-campo. Se classificou para enfrentar o, na época, atual campeão Peñarol na final. Em Montevidéu veio o empate em 1X1. No Olímpico o GRÊMIO se sagrou campeão vencendo por 2X1. Com esse título o GRÊMIO garantiu sua vaga no mundial, e com isso, Fábio Koff e o departamento de futebol, traçaram a estratégia: o gauchão foi deixado de lado e disputado pelos reservas enquanto os demais já estavam no Japão se preparando para o mundial, e se acostumando com o fuso-horário.
O meia Tita, havia voltado ao flamengo já que estava no GRÊMIO por empréstimo, mas a diretoria compensou a perda de um talento com a contratação de dois craques, que dariam mais técnica e experiência ao clube: Paulo César Caju e Mário Sérgio.
Como dizia a imprensa mundial, era o confronto da habilidade brasileira com a aplicação alemã, mas ao contrário do Brasil e da América, o mundo ainda não sabia que o GRÊMIO tem tanto a habilidade quanto a raça. Foi assim que o GRÊMIO venceu o forte Hamburgo em um jogo onde as duas equipes buscavam o gol a todo momento, mas com muita cautela para não tomar. De um lado o GRÊMIO, com toques refinados, velocidade e raça, do outro o Hamburgo um time muito bem organizado taticamente e que abusava das bolas aéreas. Durante o jogo, o árbitro (como de costume) deixou de marcar um pênalti claríssimo a favor do GRÊMIO, mas o GRÊMIO abriu o placar e teve várias oportunidades claras de gol, muito mais do que o adversário apesar de o jogo ter sido equilibrado, porém foi castigado por não ter matado o jogo, com um gol dos alemães no final da partida. Porém aos 3 minutos do primeiro tempo da prorrogação Renato fazia o seu segundo gol no jogo. Final: GRÊMIO 2X1 Hamburgo.


O Timaço para buscar o Bi da América:
Para a libertadores de 1995, o GRÊMIO montou um verdadeiro esquadrão:
Danrlei fechava o gol, Arce e Rivarola davam o sotaque espanhol tão importante para essa competição, a liderança de Adilson o consagraria como capitão América, Roger tinha importante função de marcação, Dinho era o que botava o dedo na cara dos adversários quando estes apelavam para a intimidação, Goiano era o mestre da bola parada, Arílson a velocidade do meio campo, Miguel a habilidade, Paulo Nunes a impetuosidade do drible, e Jardel o matador. O time não tinha sequer um ponto fraco, todos cumpriam suas funções táticas e tinham seus talentos característicos.
No Brasil, dois times dominavam: GRÊMIO e palmeiras! Eram tempos de confrontos históricos entre eles.
Nas quartas de final daquela libertadores, o GRÊMIO sapecou 5X0 no poderoso time da parmalat, que em São Paulo devolveu os cinco gols, mas Jardel marcou e garantiu a classificação do GRÊMIO.
Esse ano, foi marcado com o bi da Libertadores para o GRÊMIO.
Com esse título, em 1996 o GRÊMIO disputou a recopa sul-americana contra o independiente da Argentina, que chegou até lá por ter sido campeão da Supercopa libertadores (torneio extinto que reunia apenas times que já haviam conquistado a libertadores), já que não existia a sul-americana. Esse jogo era de enorme prestígio naquela época (não uma simples disputa de duas partidas, como é tratado hoje), tanto é que foi realizado em Kobe no Japão. O GRÊMIO mostrou que o timaço que havia conquistado a América no ano anterior, era mesmo imbatível aplicando 4X1 nos argentinos.

Bi Campeão Brasileiro:
O GRÊMIO seguia a filosofia de que em time que está ganhando não se mexe. Graças ao ambiente satisfatório dentro do clube e à administração correta de Fábio Koff, o time campeão da América sofreu poucas alterações: Émerson substituiu Arílson (que se transferiu para a Alemanha) à altura, como Jardel não estava mais no GRÊMIO, o técnico Felipão ousou: adiantou o Paulo Nunes e colocou Zé Alcino (que vinha de uma passagem contestada no internacional) ao seu lado. Pelo visto jogar sem um matador não deu reflexos negativos, pois dês de a primeira rodada o GRÊMIO realizou uma ótima campanha, se classificando para o mata-mata, que sempre foi a cara do nosso IMORTAL. Eliminou mais uma vez o palmeiras, passou pela sensação Goiás e conquistou o título com um gol no último minuto de jogo, no jogo de volta da decisão contra a Portuguesa.

Especialista em copas do Brasil:
Em 1989 a CBF criou uma competição eliminatória com times de todos os estados do país, a Copa do Brasil. Por vários anos, se classificavam para essa copa apenas os campeões estaduais e os principais vices, por isso o GRÊMIO chegou a ser campeão da libertadores, campeão gaúcho e vice-campeão da copa do Brasil no mesmo ano e disputando ambos quase que ao mesmo tempo. O GRÊMIO chegou à 7 finais e conquistou 4 títulos, é o maior campeão ao lado do cruzeiro e com isso solidificou ainda mais a sua fama de copeiro e IMORTAL.
Logo na primeira edição o tricolor gaúcho conquistou o título de forma invicta, assim também o fez no começo da década de ouro, pouco depois do rebaixamento e um ano antes da segunda conquista da América. A conquista da copa do Brasil de 1994 possibilitou o GRÊMIO a ganhar sua segunda libertadores, pois foi por meio desse título que se classificou para disputar o bi da América (com sucesso) em 1995.
  Depois de conquistar a copa do Brasil em 94, a libertadores em 95 e o brasileiro em 96, o ano de 1997 que marcou a despedida de um poderoso elenco mantido dês de 1994, não poderia passar sem título. E assim foi. Tendo que disputar o título da copa do Brasil de 1997 em um maracanã lotado contra um forte flamengo depois de um 0X0 no jogo de ida no Olímpico, o GRÊMIO começou arrasador e abriu o placar, o flamengo virou o jogo com gols de Romário, porém no final do jogo a raça do IMORTAL falou mais alto e uma jogada feita pelos prata-da-casa calou o maracanã, dando o título ao GRÊMIO pelos gols fora de casa.
  Depois de ter calado a maior torcida do Brasil em 97, no ano de 2001 foi a vez de calar a segunda maior torcida do país, coincidentemente pelo mesmo torneio. Naquele ano o GRÊMIO de Tite inovou com o 3-5-2 que hoje é o mais utilizado no Brasil. Depois de um 2X2 no Olímpico, o GRÊMIO foi decidir o título em um pacaembu lotado contra o corinthians, o tricolor foi muito superior e levou o título depois de vencer por 3X1. Até hoje essa foi a única Copa do Brasil que o GRÊMIO não conquistou de forma invicta, os outros três títulos dessa competição foram de forma invicta.

Batalha dos aflitos: mesmo na série b o GRÊMIO prova que é IMORTAL:
náutico X GRÊMIO
O náutico jogava em casa e precisava de uma vitória para ficar com o segundo lugar e garantir presença na série A de 2006. O GRÊMIO estava em uma situação curiosa: com uma derrota continuaria na série B no próximo ano, com um empate voltaria para a série A porém ficaria sem o título, e com uma vitória conquistaria um título inédito, até então, para o clube.
Abaixo uma reportagem do globoesporte.com:
 O Grêmio é campeão do mundo, bicampeão da América, ganhou quatro vezes a Copa do Brasil e já levantou duas vezes a taça do Brasileirão. Mas poucas conquistas são tão comemoradas quanto a da Segundona de 2005. O orgulho não vem exatamente do título, mas sim da forma como aconteceu, com a histórica Batalha dos Aflitos.
Na última rodada do quadrangular final, o time gaúcho precisava de um empate em Recife, contra o Náutico, para garantir presença na Série A. Mas não imaginava o que viveria naquele dia. Foram dois pênaltis evitados - um na trave, outro defendido por Galatto. No segundo, o Grêmio já tinha quatro atletas a menos, todos expulsos pelo árbitro Djalma Beltrami. Foi o jogo em que a imortalidade tricolor falou mais alto. E que teve como ponto máximo o gol de Anderson. Com sete atletas em campo, o Grêmio venceu o jogo, deixou sua torcida em êxtase, deprimiu os torcedores do Náutico e retornou para o lugar de onde jamais deveria ter saído.

Outro fato que ficou na história foi a descarada ladroagem dos árbitros brasileiros contra o GRÊMIO, que presenciamos em todos os jogos importantes da história do clube quando jogou contra times brasileiros, mas vou deixar isso pra depois. 

Resumos de alguns anos:
2006: Depois do título estadual vencido sobre o maior rival, o GRÊMIO fez um grande campeonato brasileiro, tendo ficado em terceiro lugar, porém tendo merecido muito mais.
Em 2007 o Grêmio chegou até a final da libertadores, onde foi vergonhosamente prejudicado pela arbitragem, apesar disso, venceu novamente o gaúchão.
Em 2008 o campeonato brasileiro foi comprado pelo são paulo e por isso o GRÊMIO, que liderou durante a maior parte do campeonato, acabou em segundo.
Em 2009 o GRÊMIO fez uma boa campanha na libertadores sendo eliminado injustamente na semi-final. Em 2010 foi injustamente eliminado na semi-final da copa do Brasil, graças a um gol achado de ganso para o santos, que venceria o Vitória na final. 2011 foi um ano ruim, porém como dizem, depois da tempestade vem a bonança. 

GRÊMIO VS MUNDO:
Quero dizer algumas palavras sobre o que é o Grêmio, time que sempre soube jogar com raça técnica e habilidade em toda sua história de grandes conquistas, soube jogar em todas as circunstâncias, e que em toda história nenhum time vai conquistar suas glórias como o Grêmio fez, no merecimento na raça e na técnica, mas principalmente na vontade e no sufoco mesmo com 7 jogadores em campo. Nenhum outro time do mundo conquistará seus títulos da maneira heroica como o GRÊMIO conquistou. GRÊMIO = tradição em libertadores (7 semi–finais, 4 finais e dois títulos, isso sem contar as vezes em que perdeu injustamente ou foi roubado), campeão mundial merecidamente, bi campeão brasileiro (tetra se contarmos 1982 e 2008 onde foi roubado), tetra da copa do Brasil, entre outros importantes títulos como aqueles em que o GRÊMIO ganhou de times como Barcelona, Sevilla e Bayer de Munique. Time que vence seu adversário e o juiz no merecimento e, na maioria das vezes sem reclamar. Time que vive revertendo resultados tidos como impossíveis pelos outros, time que não teme seu adversário sendo dentro ou fora de casa, pois sabe que tem mais história e mais raça do que qualquer time do mundo. Time brasileiro de mais tradição em libertadores, o melhor do mundo e campeão de tudo nas décadas de 80 e 90, e ainda melhor do que isso: o GRÊMIO tem algo que nunca alguém (time) desse mundo terá: a IMORTALIDADE. Formado por 11 guerreiros onde todos vão sem medo, com força corpo, alma, raça e vontade. Time que nunca se entrega, e que quase sempre em toda sua história até hoje,  joga melhor do que seu adversário, merecendo a vitória.
Fazendo algumas pesquisas eu vi que o GRÊMIO é o melhor time do mundo historicamente (perderia esse posto para o Real Madrid, porém o Real Madrid conseguiu perder 6 finais de mundial e nunca terá a história de raça do GRÊMIO que NUNCA se entrega), pra começar é líder do ranking da cbf, é um dos pouquíssimos times do mundo que chegou até 7 semi-finais de um torneio continental (contando apenas com libertadores e liga dos campeões), é um dos poucos times que não é europeu mas ganhou o mundial merecidamente. Tem títulos inter-nacionais onde venceu os supostos melhores times do mundo, ou seja, campeonatos de melhor nível do que o próprio mundial, e acima de tudo venceu vários confrontos históricos como a batalha dos aflitos e a guerra de La Plata (um empate que acabaria por nos classificar para a final da libertadores), coisa que nenhum time do mundo vai conseguir. Além de tudo isso, ainda pode se gabar de ser o segundo time brasileiro que mais chegou à finais de libertadores, e o time brasileiro de mais tradição nessa competição.
Parabéns colorados, vocês nos igualaram em títulos da libertadores, mas o GRÊMIO tem raça, garra, história e muito mais tradição que vocês, além disso o GRÊMIO ganhou sua segunda libertadores com 92 anos de história, enquanto o inter ganhou sua primeira com 97 anos.
GRÊMIO = tradição em libertadores, coisa que o inter nunca terá.
Força GRÊMIO, estarei sempre contigo, porque te amo!!!!

o inter tem um título do campeonato brasileiro invicto, grande coisa, o GRÊMIO conquistou 3 copas do Brasil invicto.
o inter tem uma tríplice coroa, grande coisa, o GRÊMIO tem 3.
o inter tem uma sul americana do tempo em que ela não valia nada, mas o GRÊMIO tem uma série B, o que é a mesma coisa, e como eu já disse, o GRÊMIO tem muito mais história e tradição do que o inter.
Quem é o melhor??????
É claro que é o GRÊMIO.

Escrevi esse pequeno texto no dia do aniversário do imortal e mandei para a ouvidoria do Grêmio:
Ó imortal tricolor gaúcho, tu que surgiu da bola no ano de 1903 e que dês de 1904 até hoje tem uma história de grandes conquistas, sempre com muita raça, sempre muito aguerrido, e sempre no merecimento mesmo que roubem contra ti como várias vezes foi feito tirando o título de tuas mãos, pois tais “ladrões do apito”, não querem permitir que esse grande clube conquiste mais títulos do que seus amados “clubes do eixo”, e querem que tu nade, nade, nade e morra na praia, porém isso nunca acontecerá, pois tu és imortal e todos que entrarão em campo contra ti temerão sua (linda, a mais bonita do mundo diga-se de passagem) camisa, pois (mesmo que apenas um pedaço) conhecem a sua gloriosa história, principalmente do grande time das décadas de 1980 e 1990 que jamais serão esquecidas por nós tricolores.
Seu rival histórico hoje se gaba de ter nos igualado em títulos de libertadores, mas em tal campeonato tu meu GRÊMIO tens muita tradição, sendo que foi muito bem em quase todas as vezes em que participou do torneio citado, ao contrário do “coirmão”.
Meu amado time, quem conhece sua história tanto quanto eu, sabe que tendo em vista seus muitos e grandes títulos e como foram conquistados tu és o melhor clube de futebol deste mundo.
Tu és inacreditável, quanto maior a dificuldade mais tu cresce, e por isso, mesmo que tudo e todos estejam contra nós, eu sei que tu ainda conseguirá conquistar muitas vezes o Brasil, a América e o Mundo, e é isso que te desejo neste dia 15 de Setembro de 2010, quando tu completa 107 anos de existência.
Algumas curiosidades que ajudam provar a grandeza do Grêmio:                                       
 *começou a nascer no bairro da glória (coincidência??!).
*conquistou todos os títulos possíveis incluindo taças sul-americanas de menos importância.
*primeiro time do Brasil a marcar um gol de cabeça.
*seu rival histórico surgiu no bairro tristeza (coincidência???!), sonhando em ser seu rival e apenas para isso (para se ter uma ideia da grandeza do GRÊMIO).
*teve a melhor dupla de zaga da história do Brasil, sendo que marcar um gol no GRÊMIO era um feito heroico.
*teve o melhor goleiro e o melhor atacante (segundo muitos) da história do futebol.
*Venceu duas libertadores na época em que a libertadores era só para os fortes.                          
 *venceu o Nacional, base da seleção uruguaia que foi campeã do mundo no mesmo ano.
*o primeiro time de fora do RJ a vencer o flamengo no maracanã.
*primeiro time estrangeiro a vencer o boca juniors na bombonera, e logo por 4X1.
*na década de 60 conquistou título atrás de título enquanto vencia os ditos melhores times do Brasil.
*ganhou moralmente o mundial de 1995, época que tinha um dos melhores elencos da história do futebol e ganhou títulos importantes de 1994 a 2001 sem parar.
*venceu a mais gloriosa e inesquecível decisão da história do futebol (na série B) e foi direto para a final da libertadores, onde assim como no brasileirão de 82 só não ganhou porque foi roubado (o primeiro gol estava impedido e desestabilizou o emocional do GRÊMIO), e porque eles tinham o Riquelme.
*recebeu o apelido de derrubador de campeões pois ganhou do campeão argentino, do campeão uruguaio e de vários campeões estaduais no ano de 1960.
Grêmio: tu seria tetra campeão brasileiro se não fosse pelos erros bizarros da arbitragem contra ti, tudo que tu conquistou foi na garra e no merecimento, e até mesmo o que acabou não vencendo mereceu vencer, como a libertadores de 2007 e o mundial de 1995, onde jogou com 10 jogadores praticamente o jogo inteiro e mesmo assim foi melhor do que o adversário, entre tantas outras coisas.
Por isso afirmo que tu és o melhor time do mundo meu GRÊMIO.

A PARTIR DAQUI OS TEXTOS JÁ NÃO SÃO MAIS MEUS

CURIOSIDADES DO GRÊMIO:
§                     O Grêmio foi o primeiro clube do sul do Brasil a conquistar uma Tríplice Coroa. Em 1996 o Grêmio venceu o Campeonato GaúchoRecopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
§                     Seu uniforme tricolor foi escolhido por estilistas franceses como o mais belo do mundo, em pesquisa realizada em 2005 pela revista Monet, ficando à frente de clubes como Real Madrid e Milan, respectivamente os 2º e 3º colocados na pesquisa.
§                     Durante uma excursão à Europa, em 1961, o Grêmio do lendário técnico Oswaldo Rolla, o “Foguinho”, jogou, entre outros países, na Bulgária. Em homenagem ao Tricolor Gaúcho, um pai deu a uma criança nascida nesta época o nome de Gremina. No Memorial Hermínio Bittencourt, no Estádio Olímpico Monumental, há uma foto de Gremina ainda bebê e uma foto recente.
§                     Possui a maior torcida brasileira fora do eixo RJ-SP, ficando em 5º no geral nacional ao lado do Vasco da Gama, apenas atrás de clubes cariocas e paulistas.
§                     A frase Com o Grêmio onde o Grêmio estiver. foi criada por Salim Nigri, um dos maiores fãs da história do Grêmio, portador de deficiência visual, que é citado constantemente por David Coimbra em seus artigos na seção de esportes do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Em sua casa, guarda uma placa recebida do clube como homenagem pela autoria da famosa frase que foi incorporada ao hino.
§                     O primeiro jogo de futebol realizado pelo Grêmio foi em 1904 contra o Fussball Club Porto Alegre, o resultado foi de 1X0 para o GRÊMIO.
§                     Na época em que foi concluído, o Estádio Olímpico era o maior estádio privado do Brasil.
§                     É a 1ª equipe do Sul do Brasil a conquistar um Taça Libertadores da América.
§                     o Grêmio começou a participar da Libertadores em 1982, anos depois de seu rival que já participava em 1976. Mesmo assim no ano seguinte o Grêmio viria a conquistar sua 1ª Libertadores e 12 anos depois seu 2ª título, enquanto o Internacional ganhou a sua 1ª em 2006.
§                     Está no Guiness Book – O Livro dos Recordes – Jogou três partidas oficiais em um único dia, durante o dia 11 de dezembro - Campeonato Gaúcho de 1994 esses foram os resultados: Grêmio 0×0 Aimore, Grêmio 4×3 Santa Cruz, Grêmio 1×0 Brasil de Pelotas.
§                     O Grêmio é o primeiro clube brasileiro fora do eixo RJ-SP a ser Campeão Mundial.
§                     O jogador Sisson marcou 14 gols em uma única partida.
§                     Já goleou o seu maior rival Internacional por 10 a 0, em 1909.
§                     A primeira partida de futebol transmitida a cores no Brasil foi Caxias vs. Grêmio, em 1972, durante a Festa da Uva de Caxias do Sul.
§                     O Grêmio é a terceira equipe brasileira que mais participou da Taça Libertadores da América.
§                     Eram gremistas os ex-presidentes brasileiros Getúlio VargasEmílio Garrastazu MédiciErnesto Geisel.
§                     Já jogou na neve, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo.
§                     Foi a primeira equipe de fora do Rio de Janeiro a vencer no Maracanã (Flamengo 1 x 3 Grêmio), em 1950. Marcaram para o Grêmio: Geada, Clorí e Balejo. A partida foi realizada no dia 15 de novembro, aniversário do Flamengo.
§                     Foi a primeira equipe estrangeira a vencer o Boca Juniors na Bombonera (Boca 1 x 4 Grêmio). A partida foi realizada em 25 de fevereiro de 1959, com Gessi marcando os quatro gols gremistas.
§                     Seu estádio é o unico com o anel superior totalmente coberto do sul do país, o Estádio Olímpico Monumental.
§                     O memorial Hermínio Bittencourt, nas dependências do Estádio Olímpico Monumental, é um dos maiores e mais modernos do mundo.
§                     A sua bandeira quadriculada com o brasão no meio é uma referência à bandeira da Grã-Bretanha, por motivo da ascendência britânica e germânica (em alusão à bandeira do antigo Império Alemão) de seus fundadores.
§                     É o time do coração, de Luís Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção Brasileira, e da Taça Libertadores da América e do Brasil pelo Grêmio.
§                     Em 1965, os torcedores do Internacional colocaram um bode preto com a camisa 9 do Grêmio na arquibancada. Ao ver o animal, o centroavante gremista Alcindo ficou irritado. A vingança veio logo depois: no Gre-Nal, ele marcou um lindo gol aos dois minutos de jogo.
§                     Scotta, jogador do Grêmio foi o autor do primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro, na vitória do Tricolor Gaúcho sobre o Tricolor Paulista em 7 de Agosto de 1971.
§                     Já ganhou de 23 a 0 do Nacional Clube de Porto Alegre, em1912.
§                     O Grêmio pode não ter vencido mais Gre-nais que seu rival, mas venceu mais títulos sobre o Internacional. Foram 19 contra 16 duelos vencidos pelo Tricolor na disputa de títulos.
§                     Sua camisa tricolor foi a peça esportiva mais vendida no mundo no ano de 1996.
§                     Sebastián Saja tornou-se o primeiro goleiro a anotar um gol pelo Grêmio em competições oficiais. O feito ocorreu no dia 3 de novembro de 2007, no jogo entre Grêmio e Figueirense, válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Olímpico Monumental. Antes disso, o goleiro Nélson foi o primeiro goleiro a marcar gol, em uma partida amistosa contra o 24 de Maio, na inauguração do estádio do clube de Itaqui.
§                     É o único clube do mundo que não apenas venceu, mas como se sagrou campeão com apenas 7 jogadores. Está no Guiness.
§                     É o 2º clube com mais títulos nacionais do Brasil, ficando junto com Santos e Flamengo com 8, mas perdendo para o Palmeiras que tem 12 (isso antes da vergonhosa unificação que a cbf fez...).
§                     Só Grêmio, Internacional e São Paulo possuem os três títulos internacionais: Recopa Sul-AmericanaTaça Libertadores da América e Mundial Interclubes.
§                     Em 2008, o Grêmio aplicou a maior goleada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo o Ypiranga-PE por incríveis 12 a 1.
§                     Primeiro time a terminar o campeonato brasileiro de pontos corridos invicto em casa.
·        Sua camisa foi novamente eleita a mais bonita do mundo no ano de 2011.

OUTRAS CONQUISTAS E RECORDES:
Taça do Atlântico: A Taça do Atlântico foi um torneio disputado no ano de 1971 pelos três maiores clubes tricolores da América do Sul na época. River Plate (vermelho, preto e branco), Grêmio (azul, preto e branco) e Nacional (azul, vermelho e branco). 
O Grêmio iniciou a disputa vencendo a equipe do Nacional por 2X1 no dia 8 de maio, o mesmo Nacional perdeu para o River Plate que foi a final contra a equipe gaúcha. Na decisão o Grêmio venceu por 2X1, com gols de Loivo e Scotta e sagrou-se campeão entre os tricolores.
OBS.: O Nacional que disputou o torneio veio a sagrar-se campeão da Libertadores no mesmo ano.

Copa Rio de La Plata: A competição foi organizada pela CBD, AFA, AUF e FGF e contou com as presenças do Nacional e do Peñarol do Uruguai, Grêmio e Internacional do Brasil e os argentinos do Independiente e Estudiantes.
Esse torneio foi um dos embriões da atual Copa Libertadores da América.
O GRÊMIO se sagrou CAMPEÃO.

A conquista das três Américas: Dentre as mais variadas façanhas do Imortal Tricolor, um clube que tem uma história rica e privilegiada, destaca-se a “Conquista das Três Américas”. Nos anos 40 e 50 o Grêmio iniciava a expansão da marca nos países latinos, sendo a primeira grande excursão à América Central e logo após a América do Norte e do Sul.
Em 27 de novembro de 1949 o Imortal enfrentava seu primeiro jogo em solo centro-americano contra a Seleção Olímpica da Guatemala. O Resultado foi uma vitória por 2X1 para os gaúchos no início da excursão invicta que o clube fez ao continente caribenho.

Campanha:
27/11/1949 - Guatemala (Olímpica) 1x2 Grêmio
01/12/1949 - Guatemala 0x2 Grêmio
04/12/1949 - Guatemala (Olímpica) 3x5 Grêmio
08/12/1949 - Guatemala 0x4 Grêmio
11/12/1949 - Guatemala (Olímpica) 1x1 Grêmio
14/12/1949 - El Salvador (Olímpica) 1x4 Grêmio
18/12/1949 - El Salvador (Olímpica) 0x4 Grêmio
22/12/1949 - Honduras (Olímpica) 1x2 Grêmio
25/12/1949 - Costa Rica (Olímpica) 0x5 Grêmio


Sem perder nenhuma partida e empatar somente uma das nove disputadas, o Tricolor Gaúcho terminou sua grande série deixando o continente com a Taça El Presidente de Costa Rica conquistada na goleada por 5X0 sobre a Seleção Olímpica da Costa Rica e ótimas lembranças sobre o belo futebol apresentado dos anos 50.
O ótimo resultado da primeira campanha à América Central redeu ao Grêmio uma nova excursão em 1953, desta vez para a América do Norte, onde novamente fez belas partidas, destacando-se a vitória por 3X1 sobre um dos maiores clubes do México, o América.
Campanha:

13/12/1953 - Necaxa 0x4 Grêmio
16/12/1953 - Martes 1x2 Grêmio
21/12/1953 - América 1x3 Grêmio
27/12/1953 - Toluca 2x2 Grêmio
30/12/1953 - Atlante 1x0 Grêmio


Dessa vez não foi de forma invicta, mas mesmo assim outro resultado muito favorável com três vitórias, um empate e uma derrota na conquista do Norte do Novo Mundo.
A campanha terminou com a “última América”, a do Sul. O Grêmio foi convidado por equipes do Equador e Colômbia a participar de quatro amistosos. Primeiro contra os equatorianos, duas vitórias e a Taça José Gonzalez Artigas para o Memorial Tricolor. Nos dois jogos seguintes seguimos nossa sina de não ter bons resultados contra equipes colombianas com um empate e uma derrota. Apesar do mal resultado nos dois últimos jogos a excursão foi, novamente, muito positiva.


Campanha:
13/01/1954 - Emelec 1x2 Grêmio
17/01/1954 - Barcelona 1x2 Grêmio
24/01/1954 - Milionarios 4x1 Grêmio
27/01/1954 - Independiente Medelin 0x0 Grêmio


Duas taças, treze vitórias, dois empates e duas derrotas marcaram a história de mais uma façanha do Grêmio denominada “A conquista das Três Américas” que anos mais tarde voltaríamos a conquistar, dessa vez de forma oficial, com o título da Libertadores e da Copa Interamericana/Pan-Americana em 1983.

- O clube foi o primeiro da história do Campeonato Brasileiro, na fórmula de pontos corridos, a terminar a competição invicto em casa. O fato ocorreu em 2009.
- O time de 2010 comandado por Silas superou uma marca da temporada 1979, em que a equipe era comandada por técnico Orlando Fantoni. O clube venceu quinze vezes consecutivas em competições oficiais. A série começou na vitória de cinco a um contra o Universidade, pelo Campeonato Gaúcho e terminou na derrota para o Pelotas por dois a um, válida pela Taça Fábio Koff, o segundo turno da mesma competição.
- O Grêmio alcançou a marca de 51 jogos sem perder no estádio Olímpico, de 2008 a 2010.

Tríplices Coroas
·         O Grêmio foi o primeiro clube do Brasil a conquistar uma tríplice coroa internacional. No ano de 1983, a equipe tricolor conquistou o Mundial de Clubes, a Libertadores da América e a Copa Interamericana (Copa Los Angeles).
·         Em 1996 o Tricolor conquistou a trípice coroa mista (nacional e internacional), vencendo o Campeonato Brasileiro, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Gaúcho.
·         O Grêmio foi o primeiro clube da região Sul do Brasil a conquistar a tríplice coroa regional. No ano de 1959 a equipe tricolor conquistou a Taça Brasil - Zona Sul (torneio da região sul que definia o representante sul-brasileiro na Taça Brasil), o Campeonato Gaúcho e o Campeonato de Porto Alegre.

Recordes Nacionais
·         O Grêmio é o clube que mais participou do campeonato brasileiro, juntamente com o Santos. Foram 51 participações desde 1959.
·         O Grêmio marcou o primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro pós anos 70 (antes da unificação dos campeonatos nacionais). Em 1971 com Héctor Scotta em 7 de agosto. São Paulo 0x3 Grêmio - Morumbi (São Paulo/SP).
·         O Grêmio foi o primeiro clube do Brasil a ser campeão da Copa do Brasil em 1989. Igualmente é o primeiro a ser Bicampeão, Tricampeão e Tetracampeão da competição. Sendo as 3 primeiras de forma invicta.
·         O Grêmio é detentor do recorde nacional de invencibilidade em casa. De 13 de setembro de 2008 a 9 de abril de 2010 o Tricolor venceu 36 vezes e empatou 12, uma invencibilidade de 51 jogos.
·         O Tricolor foi o primeiro da história do Campeonato Brasileiro, na fórmula de pontos corridos, a terminar a competição invicto em casa. O fato ocorreu em 2009.
·         O Grêmio é o nº1 do Ranking Brasileiro de Clubes. Há 10 anos o Imortal é o líder.
·         O Grêmio é a marca de clube brasileiro que mais cresceu desde 2004. Segundo o estudo, o Grêmio cresceu 218%.
·         O Grêmio possui o segundo maior número de sócios entre todos os clubes do Brasil. Em 2009 o clube somava 53 mil sócios EM DIA. Diferentemente do primeiro colocado que soma TODOS os sócios, em dia ou NÃO. 

Recordes Regionais
·         O Grêmio é o primeiro clube brasileiro fora do eixo RJ-SP a ser campeão Mundial.
·         O Grêmio é o primeiro clube do Sul a ser campeão da Libertadores.
·         O Grêmio é o primeiro clube brasileiro a ser campeão da Copa do Brasil.
·         O Grêmio é o primeiro clube de Porto Alegre a ser campeão estadual, em 1921.
·         Possui a maior torcida brasileira fora do eixo RJ-SP, ficando em 5º no geral nacional ao lado do Vasco da Gama, apenas atrás de clubes cariocas e paulistas
·         O Grêmio, por 16 vezes consecutivas, foi o clube mais lembrado do Rio Grande do Sul na pesquisa do Top of Mind RS. Desde 1995 ele é o mais lembrado do estado, sendo que na última pesquisa superou o segundo colocado com 16%  mais indicações.


Recordes nos GRE-NAIS
·         O Grêmio aplicou a maior goleada do clássico Gre-Nal, 10X0 em cima do Internacional, em 1909 (primeiro clássico), igualmente aplicou a segunda maior goleada do clássico 10X1, em 1910.
·         O Grêmio possui a maior série de vitórias consecutivas, com 6 vitórias, conseguindo esta façanha 4 vezes, sendo a última em 1977-78.
·         Grêmio passou 40 anos (entre 1954 e 1994) sem sofrer sequer uma goleada do Internacional.
·         O Internacional só foi conquistar seu primeiro título Mundial, bem como sua primeira Libertadores, 23 anos após o Grêmio. Sendo que o Imortal possui somente 6 anos a mais.
·         O Grêmio tem a maior torcida do Sul do Brasil, a maior do Rio Grande do Sul e a maior do país fora os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro. O Inter é segundo em todos os quesitos.
·         O Tricolor venceu um dos jogos mais importantes do clássico, o Gre-Nal Farroupilha, disputado em 22 de Setembro de 1935, ano do centenário da Revolução Farroupilha, o clássico foi válido pela última rodada do Campeonato Citadino. Grêmio 2X0 Inter.
·         O Imortal venceu o Primeiro Clássico em Competições Internacionais da História, no ano de 1968 a equipe gremista venceu o Inter pela Copa Rio de La Plata por 2X1 e ficou com o título da competição.
·         O Grêmio venceu no dia 19 de julho de 2009 o Gre-Nal Centenário, realizado cem anos após a disputa do primeiro clássico. Grêmio 2X1.
·         Em 2011 o Grêmio venceu o Primeiro Gre-Nal em Território Internacional, o jogo foi 2X1 para os gremistas na cidade de Rivera no Uruguai.
·         No ano de 1977, Yúra marcou o gol mais rápido da história dos Gre-Nais aos 14 segundos de jogo. O Internacional não chegou a tocar na bola. O Tricolor venceu a partida por 2 a 1.
·         A vantagem do Internacional sobre o Grêmio em confrontos é basicamente de competições de pouca expressão,  se resume exclusivamente em campeonatos gaúchos, amistosos, campeonatos de Porto Alegre e competições pequenas. Em campeonatos Brasileiros, por exemplo, a vantagem é gremista.


Outros Recordes



·         Em 1995 o Grêmio quebrou o recorde nacional de finais em campeonatos oficiais em um mesmo ano. Chegando a final do Mundial Interclubes (perdendo nos pênaltis para o Ajax), da Copa Libertadores (vencendo o Nacional), da Copa do Brasil (perdendo para o Corinthians), da Copa Sanwa Bank (vencendo o Verdy Kawasaki) e do Campeonato Gaúcho (vencendo o Internacional). Sem contar com a final da Recopa Sul-Americana de 1996 (Grêmio 4X1 Independiente) a qual é de costume considerar como extensão do ano anterior.
·         A segunda maior goleada do futebol brasileiro foi Grêmio 23 a 0 sobre o Nacional Clube de Porto Alegre. Perdendo apenas por 1 gol da maior do Brasil, Botafogo 24 a0 Mangueira.
·         O Grêmio está no Guiness Book [livro dos recordes], pois jogou 3 partidas OFICIAIS num mesmo dia, durante o dia 11 de dezembro, pelo Campeonato Gaúcho de 1994. Foram: Grêmio 0×0 Aimoré, Grêmio 4×3 Santa Cruz, Grêmio 1×0 Brasil de Pelotas.

Camisa
·         A camisa tricolor foi a peça esportiva mais vendida no mundo no ano de 1996.
·         Seu uniforme tricolor foi escolhido por estilistas franceses como o mais belo do mundo, em pesquisa realizada em 2005 pela revista Monet, ficando à frente de clubes como Real Madrid e Milan, respectivamente os 2º e 3º colocados na pesquisa.
·        Em matéria publicada na edição de maio de 2011 da revista Monet, da Editora Globo, a camisa do Grêmio (da temporada 2011) foi eleita a mais bonita do mundo na opinião de quatro especialistas em moda.


Feitos Relevantes
·         Foi a primeira equipe de fora do Rio de Janeiro a vencer no Maracanã (Flamengo 1 x 3 Grêmio), em 1950. Marcaram para o Grêmio: Geada, Clorí e Balejo. A partida foi realizada no dia 15 de novembro, aniversário do Flamengo.
·         Foi a primeira equipe estrangeira do MUNDO a vencer o Boca Juniors na Bombonera (Boca 1 x 4 Grêmio). A partida foi realizada em 25 de fevereiro de 1959, com Gessi marcando os quatro gols gremistas
·         Grêmio foi o primeiro time gaúcho a vencer em Minas Gerais, Atlético-MG 1X4 Grêmio. A partida foi realizada no dia 18 de outubro de 1959.
·         O Grêmio foi o primeiro clube gaúcho a ganhar de um clube Paulista. Foi em 1935 e o placar foi Grêmio 3 x 2 Santos.
·         O Grêmio foi o único clube gaúcho a vencer o Santos na Vila Belmiro. O Jogo foi 1X0 para o Imortal pela seletiva da Libertadores de 1999.

Alguns dos muitos torneios importantes (que apesar disso, poucos conhecem), que o GRÊMIO conquistou:


Em 1949, em uma das várias passagens vitoriosas do Grêmio pelo Uruguai, o clube do Rio Grande conquistou o Troféu Sadrep, também conhecido como Taça do Cinquentenário do Nacional. Apesar de pouca pompa, o título do Troféu Sadrep tem um valor importante para a história do clube, pois foi a primeira das muitas conquistas internacionais do Imortal.O rival na disputa da taça era o então cinquentenário Nacional de Montevidéu, base da seleção uruguaia campeã do mundo em 1950 e que viria a sagrar-se vice-campeão nacional meses depois. O Grêmio venceu a partida por 3X1 e assim conquistou o primeiro título internacional de sua história.



No ano de 1979 a cidade de Rosário na Argentina promoveu uma competição internacional de futebol. A equipe local, o Rosário Central, o Quilmes da cidade de Quilmes e o Independiente de Avellaneda representaram a Argentina enquanto o convidado internacional era o Grêmio

A disputa era dividida em três rodadas. O Grêmio sagrou-se campeão da competição invicto vencendo o Independiente, que era o atual campeão argentino, por 4X0 na primeira rodada. Na segunda partida o clube gaúcho venceu o Rosário Central por 2X1 e conquistou a taça de forma antecipada. Na última rodada o confronto entre os argentinos do Independiente e Quilmes decidiu o terceiro lugar.

Em 79 a cidade de Rosário sediou dois grandes torneios internacionais, o Troféu Ciudad de Rosário e o Torneio Internacional Semana de Mayo, que contou com a participação da Lazio da Itália. Após a conquista do Troféu de Rosário, o Imortal ficou com o vice do Torneio Semana de Mayo perdendo para o Rosário Central, que havia vencido a Lázio da Itália na semifinal.
OBS.: O Rosário Central que disputou a competição veio a sagrar-se campeão argentino um ano depois.
O Independiente que disputou a competição foi campeão argentino da temporada anterior.

No ano de 1985, o Grêmio jogou com um dos grandes clubes do Velho Mundo, o Barcelona. A vitória de 1X0 fica marcada na história do Tricolor não só como a superação a um grande clube, mas também a certeza de que vencemos um clube que, ironia ou não, jogaria mais tarde o Mundial contra o nosso rival.




TIME
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Grêmio
03
02
01
01
00
03
02
+1
Barcelona (ESP)
02
02
01
00
01
01
01
00
Mallorca (ESP)
02
02
01
00
01
02
02
00
Sporting (ESP)
01
02
00
01
01
03
04
-1




JOGOS:
Semifinais
08/08/1985
Barcelona 1x0 Mallorca
09/08/1985
Grêmio 2x2 Sporting de Gijón (Grêmio venceu nos pênaltis)
Disputa de 3º Lugar
10/08/1985
Mallorca 2x1 Sporting de Gijón
Final
11/08/1985
Grêmio 1x0 Barcelona

Em 96 o Grêmio disputou na Espanha mais um título. Após vencer outras competições como o Troféu Palma de Mallorca e Troféu Ciudad de Valladolid, o Grêmio foi convidado a disputar o Troféu Agrupación Peñas Valencianas contra a equipe do Valencia.
O Tricolor fez bonito e venceu a equipe espanhola com uma goleada de 3X0, gols de Paulo Nunes, Dinho e Aílton ficando com mais uma taça do país.

JOGOS:

Valencia 0X3 Grêmio

No dia 04 de agosto de 1985, o Grêmio sagrou-se campeão de mais um grande torneio, não era contra quaisquer times, disputamos contra uma das maiores equipes holandesas, o Feyenoord (campeã da Copa da Holanda de 84 e do Campeonato Holandês de 84), a grande equipe da Alemanha, Bayern de Munique (campeão do Campeonato Alemão de 84/85 e 85/86 e Copa da Alemanha de 83/84 e 85/86) e o clube húngaro Honvéd (campeão da Copa da Hungria de 85 e do Campeonato Húngaro de 84/85). Traduzindo, ganhamos dos campeões europeus da época.

No primeiro jogo, dia 2 de agosto, o Imortal eliminou o campeão holandês, Feyenoord, por 2X1 e se classificou para a final para enfrentar o campeão alemão Bayern de Munique, que havia vencido a equipe do Honvéd.

Na final, o campeão da Alemanha era favorito contra o Tricolor, mesmo assim os gremistas venceram o jogo e levaram mais um grande título para o estádio Olímpico em Porto Alegre. A vitória de 2X1 sobre o grande time alemão da década de 80, juntamente com o Hamburgo, fica para a história como um dos mais importantes torneios não oficiais do Grêmio que enfrentaria dias mais tarde outros grandes clubes, como o Barcelona por exemplo, no Torneio Palma de Mallorca na Espanha.


TIME
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Grêmio
06
02
02
00
00
04
02
+2
Bayern de Munique  (ALE)
03
02
01
00
01
03
02
+1
Feyenoord (HOL)
03
02
01
00
01
05
03
+2
Honvéd (BUL)
00
02
00
00
02
01
06
-5




JOGOS:
Semifinais
02/08/1985
Honvéd 0x2 Bayern de Munique
02/08/1985
Grêmio 2x1 Feyenoord

Disputa do 3º Lugar
04/08/1985

Feyenoord 4X1 Honvéd
Final
04/08/1985
Grêmio 2x1 Bayern de Munique

No ano de 1986 o Grêmio foi convidado para mais uma competição na Europa, depois do sucesso noTroféu Palma de Mallorca e na Copa Rotterdam o Grêmio estava com moral perante os gigantes do velho continente. Assim o clube gaúcho chegou a Copa Phillips na Holanda para enfrentar um clube alemão, um belga e outro holandês.
Foram convidados para o torneio o Borussia Mönchengladbach da Alemanha, o Anderlecht, campeão Belga da temporada, o PSV Eindhoven, campeão da Holanda e futuro campeão da Liga dos Campeões, e o Grêmio. Na primeira partida os gremistas venceram o Anderlecht por 3X1, enquanto o Borussia aplicou 2X0 no PSV.
No último jogo quem vencesse ficava com a taça. Assim o Imortal sagrou-se campeão sobre o clube alemão aplicando 2X1, gols de João e Renato, e ficou com o troféu. Dias depois o Tricolor seguia para o Marrocos, para a disputa de outra competição, o Torneio do Rei em Casablanca.


TIME
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Grêmio
06
02
02
00
00
05
02
+3
Borussia (ALE)
03
02
01
00
01
03
02
+1
Anderlecht (BUL)
03
02
01
00
01
03
04
-1
PSV (HOL)
00
02
00
00
02
01
04
-3


JOGOS:

Primeira fase:
Anderlecht 1x3 Grêmio
Borussia 2x0 PSV

3º Lugar:
PSV 1X2 Anderlecht

Final:
Borussia 1X2 Grêmio

Grêmio, nada pode ser maior!

Se eles vierem com futebol, iremos com raça; se vierem com raça, iremos com coração; se vierem com coração, iremos com a vida; e se vierem com a vida; a claro, aí iremos com a imortalidade!

1° Amarás ao GRÊMIO sobre todos os times
2° Honrarás as três cores do manto sagrado
3° Lembrarás de seus títulos e feitos gloriosos
4° Assistirás aos jogos do glorioso tricolor sempre que possível
5° Não furtarás pra não ser confundido com uma colorida (colorado)
6° Respeitarás o teu irmão gremista como a ti mesmo
7° Não vestirás camisas de outros clubes
8° Não deixarás nunca de lutar enquanto houver possibilidade de vitória
9° Não cobiçarás torneios de menor expressão
10° Pode vencer, pode perder, ser Gremista até morrer

Revolta de um Tricolor
Texto revolta de um tricolor, encontrado em uma comunidade do orkut por volta do ano de 2008:
Torcedor não se assuste você é Gremista, e Gremista jamais desiste. Estão de todas as formas, e das mais descaradas e vergonhosas formas, tirar o título do mais temido, invejado e odiado clube brasileiro que se chama Grêmio Foot-ball Porto Alegrense. Mania de perseguição? Ingenuidade? Nada disso. O que está acontecendo é que todos estão “mordidos” pois não conseguem ver que o Grêmio, vindo de uma série B à 2 anos, que montou um time de juniores, e corria risco de rebaixamento seja campeão do Brasil. Mas é uma pena meus amigos, uma pena mesmo, porque vocês não pensaram que querem tirar o título de um IMORTAL, de um clube que nas dificuldades cresce, e nos momentos difíceis simplesmente ESTRASSALHA com VOCÊS. Amigos, não tenham inveja, não precisa, este clube é assim. Se vocês pensam que conseguiram tirar esse titulo de nós, me desculpe, o que eu tenho que fazer é rir de pobres coitados que não sabem nem pensar, muito menos, não tem um estalo de raciocínio nessas mentes porcas e INUTEIS. Vocês querem fazer com que nademos, nademos e morramos na praia, mas infelizmente aqui no sul, aqui no GRÊMIO não é assim, e vocês terão que nos aturar até o fim, pois este campeonato começa agora, e vocês tomarão do próprio veneno e se renderão ao rei dos reis, ao GRANDE IMORTAL, cuidado seus cretinos, cuidado pois vocês estão mexendo com um IMORTAL TRICOLOR.

Minha visão:
Esse texto foi postado em 2008 e de lá pra cá não mudou nada em relação à ladroagem da cbf. Dês de que me conheço como torcedor acontecem erros bizarros de arbitragem e não são 1 ou 2, são 1 a cada 2 minutos, e o mais interessante, todos contra um mesmo lado: o do GRÊMIO. Quem não é gremista vai dizer que é choro de torcedor, então eu peço que assista alguns jogos do GRÊMIO pra ver se não é verdade.
Mas tudo bem, isso só me dá mais orgulho do meu time, pois vejo como ele é forte: mesmo com tantos roubos o GRÊMIO sempre briga por vaga na libertadores e sempre consegue grandes vitórias passando não apenas por um adversário forte como também pela arbitragem.
Eu não entendo esse desrespeito dos torcedores de times paulistas com os gaúchos, essa ignorância de não ver o quanto o GRÊMIO é glorioso, muito mais do que corinthians, palmeiras e santos por exemplo, de pensar que o GRÊMIO é um time pequeno sem nada saber sobre a grande, gloriosa e incomparável história desse time, eu não conheço nenhum time no mundo que tem uma história de raça, superação e conquistas como o GRÊMIO.
Vocês torcedores de times paulistas pouco sabem sobre as façanhas nacionais e internacionais desse time, como por exemplo o título brasileiro de 1981 sobre o poderoso são paulo ganhando dentro do morumbi lotado, parece que simplesmente ignoram isso. Vocês se acham por que são tetra hexa ou sei lá o que no brasileirão, mas foi tudo roubado, com interferência da arbitragem, e o Brasil inteiro sabe disso, só vocês que não se tocam: os títulos de 2008 e de 1982 seriam do GRÊMIO se não fosse a interferência direta da arbitragem, assim como em 2005 o título seria do inter.
Vocês tem inveja dos títulos que o GRÊMIO ganha mesmo com erros de arbitragem contra, enquanto vocês só ganham quando esses erros existem a favor de vocês, vocês (especialmente corinthianos e palmeirenses) tem inveja das nossas duas libertadores conquistadas na raça, por isso se fazem de desentendidos sobre nossas conquistas, por isso falam mal, por isso ironizam, por pura INVEJA.